>> Passeios

  
Ideias de passeios em La Habana

1°dia manhã/ tarde  

Passeio em ônibus de turismo aberto na parte superior.
Ponto inicial: em frente ao Hotel Inglaterra no Parque Central
Há outras paradas próximas ao hotéis de Habana e Vedado.

Linha 1

Ir à Praça da Revolução, onde se encontra o memorial de José Martí. Descer na “Plaza”, visitar o memorial e subir de elevador até o alto da torre, de onde se vê toda La Habana.

Mercado San José
Aproveitando a passagem do ônibus, pegar a linha 1 ir até aos demais bairros de Habana. 

A linha 1 vai à parte nova da cidade. (5 CUC é o preço de cada linha da passagem do ônibus, mais 6 CUC do ingressos para o memorial e a torre na Praça da Revolução). 

Ao retornar na linha 1, é possível descer no bairro do Vedado e ir à Universidade de La Habana e ao Hotel Nacional. Ou então, fazer o passeio por Habana Vieja. 

A linha 1 vai até as proximidades feira de artesanato no Mercado San José (ponto de compras)


Mercado San José



Pela noite, ir à Fortaleza do Morro de La Habana, para o tradicional canhonaço das NOVE, que ocorre às 21 horas. Chegar antes, em torno das 20 horas, para visitar o local, que é a maior edificação da época colonial nas Américas. A vista da cidade desde o morro é privilegiada.
 Visitar, neste mesmo local, a sala de comandância de Che, que é um pequeno museu, dentro da fortaleza.







Praça do Convento de São Francisco


 2° dia Manhã
Manhã: Passeio por Habana Vieja, com visita à Catedral, convento de São Francisco, praças e ruas principais. O roteiro está a seguir neste guia.



Calle do Empedrado
Bodeguita Del Médio





Ao lado da catedral está La Bodeguita del Médio, o bar mais famoso de Cuba. Convém dar uma olhada, pois é, no mínimo, curioso.
Plaza Vieja
Almoço Opções: Restaurante Mesón de la Flota ( típico espanhol), ao lado da Plaza Vieja, lanche rápido na cafeteria Eça de Queiroz, ao lado do Hotel Ambos Mundos na calle Mercadares ou no Restaurante Europa na Calle Obispo.
 Também pode ser um almoço nos altos do Hotel Ambos Mundos, que fica ao lado do Museu da La Ciudad. Nesse hotel, antigo e histórico, se hospedava Ernest Hemingway na década de 40 antes de comprar sua casa na periferia de Habana. (A Finca de Hemingway também pode ser visitada, mas está distante 30 min de carro do centro de Habana.)

Pela tarde: Visita ao Museu da Revolução, passeio no Passeo del Prado até o parque central ao lado do Capitólio.
Pela noite: jantar e show do Habana Café, no térreo do Hotel Meliá Cohiba
O show começa às 21 horas e acaba às 23 horas. 
Consumo mínimo 10CUC e não há outras taxas.

3° dia Manhã/ tarde

Galeria do Famosos Hotel Ncional La Habana CUBA
Hotel Nacional






Visita ao bairro do Vedado, onde se encontra o Hotel Nacional de Cuba,  distante 2 quadras do Hotel Habana Libre. 

No Hotel Nacional há uma galeria dos famosos, que já estiveram em Cuba, desde a fundação do hotel. 



















Por seu conjunto, (arquitetura, localização e história) é classificado como um dos 6 hotéis mais famosos do mundo. A vista nos jardins do hotel é privilegiada, com uma visão do Morro de Habana, onde está a fortaleza. 

Desde o jardim do hotel também se vê a tribuna antiimperialista José Martí, que fica em frente à Oficina de Interesses dos EUA em Cuba. A entrada ao hotel é livre.

No térreo hotel Habana Libre, próximo ao Hotel Nacional há um restaurante (cafeteria do  Habana Libre), com acesso externo, pela rua.
Aproveitar a ida ao bairro do Vedado para conhecer a Universidade de La Habana, uma das mais antigas das Américas, situada próxima do Hotel Habana Libre.
Para quem gosta de comprar livros (em pesos cubanos e baratos) há uma ótima parada, perto do hotel Habana Libre e do Hotel Vedado, na Libreria Centenário del Apóstolo, na Calle 25.
Os 3 hotéis citados: Hotel Nacional, Hotel Habana Libre e Hotel Vedado são próximos entre si.


Pela noite: passeio pelas calles de Habana Vieja, incluindo Calle Obispo, Plaza da Catedral, Plaza Vieja, onde há uma choperia, e Plaza do Convento de São Francisco.

Museu da Revolução

Para  mais dias em Habana 
Há muitos museus, o Capitólio, livrarias, Casa das Américas, cinemas, igrejas e teatros na cidade.

Os dois principais museus são: Museu de La Ciudad, no antigo Palácio dos Capitães Gerais, e Museu da Revolução.



O Planetário de Habana, na Plaza Vieja e a Feira de Artesanato, junto ao Porto, no Mercado San José,  em Habana Vieja são excelentes opções.

Um espaço curioso para ser visitado é o moderno planetário em Habana Vieja. Inaugurado dia:21/01/2010. No centro histórico de Havana, mais exatamente na Plaza Vieja, foi aberto ao público  com um projetor de 6.500 estrelas e um teatro espacial de 65 lugares. Além do planetário, o prédio de quatro andares apresenta outras salas com temas espaciais que mostraram, por exemplo, o Big Bang.

Capitólio
Capitólio - na divisa de Habana Vieja e centro Habana, com visitação ao seu interior.

Bairro chinês  concentração de chineses que foram morar em Havana antes da Revolução. No grande portão de entrada do bairro, há um dragão tipicamente chinês. e próximo há uma “cunha” com inúmeros restaurantes. Localizado nas Calles Dragones e Zanja, em Centro Havana, atrás do Capitólio.


 Gran Teatro Nacional - sala García Lorca, em Habana Vieja ao lado do Capitólio: ver a programação afixada ao lado de fora. Há frequentemente apresentações do Ballet Nacional de Cuba.

Cinemas - ao lado do Hotel Habana Libre há o Cine Iara. Os filmes cubanos, em geral, merecem uma atenção especial. Em frente ao Teatro Nacional - sala García Lorca (Habana Vieja) está o Cine Pairê.

- Na Calle Infanta, em Centro Habana, há um multicine novo, bastante confortável e foi inaugurado no fim de 2007 para o festival de cinema.


Escalinata da Universidade de La Habana

Universidad de La Habana no Vedado - ao lado do hotel Habana Libre: Fundada em 1721, um das primeiras universidades das Américas.

Callejón de Hammel – rua estreita com paredes e muros pintados com cores vibrantes por Salvador González, que possui uma pequena galeria no local. Durante o dia acontece uma feirinha de artesanato e comida. Aos domingos há um show de música e dança afro-cubana. Fica na Callejón de Hammel, entre as Calles Espada e Aramburu, pertodo Hotel Vedado.

Casa das Américas - no Vedado (linha 1 do ônibus de turismo).
A instituição voltada para o intercâmbio e a divulgação da produção artística da América Latina, foi fundada em 1959, nos primeiros meses da Revolução.  Conhecida por suas iniciativas na área de cinema e de publicações  de revistas e livros.

 
 Cemitério Cólon - importante por seu contexto histórico e arquitetura, o Cemitério Colón  é considerado o maior da América com seus 56 hectares,  um autêntico museu de arte ao ar livre, com obras históricas e arquitetônicas em mármores italianos, ferrarias e cristais policromados em  estilos como o gótico, o ecletismo europeu, o neoclássico e o modernismo empregados na construção de grandes panteões. Centenas de turistas visitam diariamente a instalação atraídos pelos anjos, as "madonas" e os querubins que povoam suas avenidas, ou pelos ricos conjuntos como a réplica da Pietá de Michelangelo.


Cemitério Colón





Casa de Ernest Hemingway  Esse local, situado nos arredores de La Habana, merece ser visitado. Nela há o barco de Hemingway, os seus livros, ... e toda a casa, preservada como ele a deixou, creio eu em 1960.  Há o túmulo de seus cachorros: Negrita, Black e Nerón. Um ambiente maravilhoso, para quem gosta de história. Ele viveu no Hotel Ambos Mundos, em Habana Vieja, que foi todo restaurado para os 50 anos da morte do escritor, até transferir sua residência para a Finca Vigia,  no bairro de São Francisco de Assis. 

Interior da casa que está inteiramente preservado



 Pinar del RIO Para quem vai ficar mais dias em Habana, há o passeio à Viñales, em Pinar Del Rio. É indicado comprar o pacote de um dia (saída pela manhã e volta pela noite) em qualquer oficina de turismo em Cuba.
Viñales - Pinal del Rio




PRAIAS para quem está em La HABANA
A cidade de La Habana tem mar, mas com costa abrasiva (pedras).
Quem deseja aproveitar as praias mais próximas ir  às praias de Leste de Habana, parecidas com Varadero, na linha 2 do ônibus de turismo.






_____________________________________________________________

Roteiro para o passeio em HABANA VIEJA

Aquaduto de Habana Vieja

Pontos obrigatórios: 
Habana Vieja também é linda pela noite!
Não dá para ir a Habana e não conhecer as praças: da Catedral, das Armas, 
do Convento de S. Francisco e Plaza Vieja. 


Terminal de  Navios - Plaza do Convento de S. Francisco

Lonja de Comércio na Plaza do Convento 








1.Começar o passeio pela Plaza do Convento de São Francisco. Passar em frente à estátua do Cavaleiro de Paris, que está na porta de entrada da antiga igreja do convento, seguir em frente e virar à direita na primeira esquina, entrando na Calle Tenente Rey onde se encontram os aquadutos do século XVII e o Hostal dos Frailes. O museu do convento  pode ser visitado.


Plaza de San Francisco,
Habana Vieja
 Convento de S. Francisco: 

 lugar interessante para ser visitado e conhecido no seu interior.

Cavaleiro de PARIS





2. Andar mais uma quadra e, a seguir, já aparece a Plaza Vieja, onde há uma choperia e vários prédios históricos.


3. Depois da Plaza Vieja pegar a Calle Mercadares, indo sempre reto, passar pelo Hostal Del Habano, Hogar Materno (casa de gestantes de risco), Hotel Ambos Mundos, fundos do Palácio dos Capitães Gerais, tudo nesta mesma rua, até chegar ao mural dos próceres da independência, feito em uma grande parede (fim da rua). Reparar que o mural é cópia do prédio em frente a ele. 
Nesse ponto virar à esquerda, que já é a Plaza da Catedral, de onde se vê a Bodeguita del Médio.


Calle Tenente Rey


Hotel Ambos Mundos
Sebo de rua -  Feira de livros
4. A seguir ir para a Plaza de Armas, ao lado da Catedral. Na Plaza de Armas visitar os Palácios e Fortaleza. Nessa praça se encontra a feira de livros. Não comprar nada antes de ver se não há para vender nas livrarias normais, onde os livros podem ser mais baratos que nos sebos de rua.
Fortaleza Plaza de Armas